Projeto meu cabelo é sensacional

27 julho 2020

Meu cabelo é sensacional! Você tem vontade de dizer isso? Eu tenho e sempre gostei de cuidar muito dos meus cabelos, desde novinha sempre cuidei do meu cabelo em casa, para que ele tivesse uma boa hidratação, brilho, sedosidade, enfim, que fosse um cabelo saudável.
Acontece que com o passar dos anos, nossos hormônios se modificam e a estrutura dos fios também mudam, o que nos levam a reaprender a cuidar do nosso próprio cabelo.
Alguns fatores a serem observados ao longo do tempo é o fato de que além dos hormônios e mudanças do nosso organismo, há também os fatores naturais externos como vento, poluição, sol, cloro dentre outras coisas, fora os procedimentos químicos que fazemos nos nossos cabelinhos, haja fio para sobreviver a todas essas coisas!

Outro fator que deixou meu cabelo bem prejudicado foi a fase de amamentação das minhas filhas, nesse período perdi muita massa capilar e tive muita queda de cabelo também.
Há seis anos meus fios começaram a ficar grisalhos, logo comecei a retocar a raiz, mais um fator que faz os fios ficarem mais frágeis.
Dentre todas essas coisas, após fazer luzes nos meus cabelos, os fios ficaram extremamente danificados, com isso resolvi iniciar o cronograma capilar, fiz algumas postagens nesse blog compartilhando minha experiência com vocês, se quiserem dar uma olhada pesquise por cronograma capilar na lupa que fica na lateral do blog.

Depois que meu cabelo obteve uma melhora, parei com o cronograma capilar, dei uma relaxada, mas agora quero retomar para fazer a transição e assumir os fios brancos, por isso, preciso deixar o cabelo bem estruturado para conseguir assumir de vez os brancos, não sei como será, se conseguirei me olhar no espelho com os fios grisalhos, mas preciso tentar, quero fazer agora para me libertar.
Então, resolvi criar o projeto meu cabelo é sensacional, te convido a cuidar do seu cabelo junto comigo e ter um cabelo sensacional.


Montando o cronograma capilar

O cronograma capilar é pessoal, ou seja, cada pessoa tem que conhecer o estado do seu cabelo e saber quais as necessidades a serem tratadas.
Saiba reconhecer no seu cabelo, qual o dano maior que existe, para que você consiga montar um calendário específico para você.

Etapas do cronograma capilar:

  • Hidratação: Serve para repor a umidade natural dos fios, trazendo maciez, maleabilidade e suavidade dos fios. Observe sempre os componentes das máscaras, as de hidratação devem conter: extratos vegetais de plantas ou frutos, pantenol, glicerina, aloe vera, silicones, vitaminas, mel e aminoácidos. A hidratação pode ser feita de 2 a 3 vezes na semana, pois não sobrecarregam os fios.
  • Nutrição/umectação: Servem para repor os lipídios, ou seja, a gordura e oleosidade dos fios, os lipídios mantém o alinhamento dos fios, podendo ser feito com máscaras nutritivas ou a umectação com óleos vegetais. Essa etapa confere brilho, força e vitalidade aos fios, além de selar a hidratação nos fios, o que elimina as pontas duplas e ressecadas e diminui o frizz, impedindo que os fios percam a umidade. Pode ser feita de 1 a 2 vezes na semana. Para saber qual máscara usar, observe os componentes que devem conter nas máscaras nutritivas: óleos vegetais como (óleo de argan, macadâmia, amêndoas, coco, semente de uva, linhaça e oliva), manteigas vegetais (karité, cupuaçu, abacate e cacau), ceramidas, tutano vegetal ou animal. Dica de amiga: Potencialize a sua máscara usando uma medida de óleo vegetal na mesma proporção de máscara utilizada.
  • Reconstrução: Essa etapa é feita para repor a massa capilar e queratina, ou seja, fortalecimento dos fios com reposição da queratina e aminoácidos perdidos inclusive nos procedimentos químicos a que submetemos nossos fios. Indicado para cabelos ressecados, danificados, quebrados ou que sofreram processos químicos como progressiva, alisamentos e tinturas. Essa etapa não serve para deixar os cabelos maleáveis e com brilho, pois o intuito é  repor massa, encorpar e fortalecer os fios, algumas máscaras reconstrutoras são altamente hidratantes, o que não deixam os fios muito rígidos. Observe os componentes das máscaras reconstrutoras: queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, proteínas hidrolisadas como trigo e milho, aminoácidos. Essa etapa é indicada apenas em caso de cabelos extremamente danificados/emborrachados, antes ou após processo químico, deve ser feita apenas uma vez no mês ou no máximo 2, do contrário pode dar efeito contrário e deixar o seu cabelo rígido.
O meu cronograma capilar ficou assim:


Lembrando que meu cronograma capilar, foi pensado para as necessidades atuais dos meus cabelos, após fazer a análise do  seu cabelo, e perceber quais as suas necessidades para recuperar ou manter seus fios bonitos e saudáveis, é hora de montar  o seu cronograma capilar.
Com todas as dicas que eu dei nessa matéria, ficou mais fácil descobrir quais etapas você deve colocar e quantos dias você irá precisar para realizar os seus cuidados.
No meu caso, os cabelos ficam ressecados muito facilmente, por isso coloquei nutrições/umectação em maior quantidade. Coloquei apenas dois dias para cuidar das madeixas, mas se o seu cabelo necessitar de mais cuidados, acrescente mais um dia na sua rotina de cuidados, dando sempre um intervalo de 48 horas entre uma lavagem e outra.

E aí? Está preparada para o projeto meu cabelo é sensacional? Siiim?! Então vamos juntas cuidar da cabeleira, e o melhor, em casa, com produtos acessíveis, nada de gastar uma fortuna para cuidar dos cabelos.
Quem me acompanha lá no Instagram vai conferir meu dia-a-dia com os cuidados das madeixas, aproveite e me siga por lá para não perder nada.
Usarei a #projetocabelosensacional, espero vocês aqui no blog, no YouTube e no Instagram!
Beijo

2 comentários:

  1. Amei essa iniciativa! Gosto muito de cuidar dos cabelos, inclusive já segui bem certinho o cronograma capilar e tive um resultado incrível! Vou nessa com você rumo ao cabelo sensacional 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamyyy! Sua linda! Vamos juntas!
      Te espero no Instagram e aqui para trocarmos experiências.
      Beijão querida <3

      Excluir

UNIVERSO MA CHÉRIE
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL