Camisa ou blusa? Você sabe a diferença?

16 julho 2020

Camisa, blusa, camisete, baby look e tantos outros nomes existem para a peça superior do nosso armário que vale a pena uma postagem especial para falar sobre essa peça super queridinha no mundo fashion.
Há cerca de um mês eu fiz um vídeo sobre esse assunto lá no meu canal do YouTube e fez muito sucesso, recebi vários comentários no vídeo e nas minhas redes sociais, por isso resolvi fazer esse post aqui no blog para eternizar esse tema.
No mundo fashion temos várias peças e modelagens, mas como falei na matéria anterior, um dos grandes dilemas das pessoas que amam moda e querem se aprimorar no mundo fashion é a nomenclatura correta de cada peça, por isso, resolvi criar essa série sobre a nomenclatura correta de cada peça, estou aprendendo muito com isso e aposto que você também poderá tirar grande proveito nessa série, por isso já prepara a pipoca e fique por aqui, leia, compartilhe e comente, se quiser ver algo mais dinâmico, passe no canal e confira os vídeos da série na playlist: Moda - Nomenclaturas das peças!


Camiseta

A primeira peça que vou falar aqui é sobre a camiseta, uma das peças mais amadas pelas mulheres e também pelos homens, existem modelos muito diferenciados, muitos usam as camisetas como forma de expressar seus pensamentos e ideais, existem as camisetas com frases, com desenhos, podem representar uma ideia, em geral são bem confortáveis e usadas em eventos informais.
De modelagem reta, com mangas amplas na altura dos cotovelos, as camisetas são mais compridas também, geralmente na altura dos quadris.


Apesar de ser muito usada em looks despojados para eventos informais, a camiseta vai muito bem no estilo casual chique também, com saia e scarpin ou bota.

Camisa 

A camisa é uma das peças mais clássicas do mundo da moda, a camisa é geralmente composta com botões, gola com colarinho, mangas compridas, existem também a gola laço e a golinha padre, dentre outras, mas em geral as camisas possuem botões frontais e mangas com punho em fecho de botões.

A camisa, como já disse é uma das peças mais clássicas do mundo fashion feminino e masculino, usada geralmente em ambientes formais, porém com o mundo fashionista atual, já podemos ousar nos modelos de camisas que existem no mercado de moda atual e tem várias opções mais leves e menos formais. Confesso que amo camisa e suas possibilidades.

Camisão e camisete

Da camisa, temos algumas variantes, dentre elas o camisão e a camisete, o camisão é basicamente uma camisa com comprimento alongado, o camisão acaba na altura dos quadris, abaixo do bumbum.
A camisete também é uma variação da camisa, porém é ajustada ao corpo e com mangas igualmente mais justas e geralmente curtas. Como são variantes da camisa, geralmente possuem botões frontais e golas com colarinhos.

Chemise

Mais uma variação da camisa é a chemise, um tipo de vestido, na altura dos joelhos e longos, possuem o mesmo corte da camisa, com botões frontais e corte arredondado e mais alongado na parte de trás.
Vejam duas versões com os comprimentos citados acima.


Blusa

As blusas variam muito sua modelagem e tecidos, em geral elas não possuem botões, isso é o que as diferenciam das camisas.
Temos uma grande diversidade de modelos e tecidos no mercado de moda feminina no quesito blusa, separei alguns modelos para ilustrar, as blusas são muito ecléticas, variando o modelo e o tecido temos grandes oportunidades de estilos diferenciados.

Na imagem acima podemos ver quão grande é a gama de modelos que existem no mercado, o que faz com que muitas de nós confunda realmente a nomenclatura correta de cada peça. Lembre-se sempre da regra básica sobre os botões e gola.

Baby-look

A baby look é uma variação da camiseta, mas nesse modelo a peça é mais ajustada ao corpo com as mangas mais curtas que a camiseta.
Os tecidos da baby-look ao contrário da camiseta, que geralmente é confeccionada em malha de algodão, podem ser encontradas em variados tecidos.

Agora a pergunta que não quer calar: Estão gostando dessa série?
Deixe seu comentário aqui e se tiver dúvidas ou sugestões será um prazer fazer a curadoria para trazer todas as informações para vocês.
Tem opções de compartilhamento logo abaixo dessa postagem, não deixem de compartilhar com seus amigos e familiares para que eles se informem sobre as nomenclaturas de peças da moda.
Beijo!

*Todas as imagens foram retiradas do site: www.pinterest.com

Um comentário:

  1. Amei!!
    Aviso importante -> https://meuestiloe.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

    ResponderExcluir

UNIVERSO MA CHÉRIE
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL