Moda Evangélica - Comprimentos das Saias

14 julho 2020

A moda evangélica está em constante crescimento, uma evolução no mundo fashion cristão aconteceu nos últimos dez anos, o que é muito bom para nós, mulheres que gostamos de estar bem vestidas com modéstia.
Para a nossa alegria, ganhamos espaço e marcas muito engajadas com a revolução da moda evangélica, que por muitos anos foi tão estereotipada e brega.
Mas ainda assim, hoje em dia, há muitas mulheres com dúvidas na hora de comprar peças, recebo muitas mensagens nas minhas redes sociais, de mulheres cristãs, com dúvidas a respeito das peças do vestuário da moda evangélica.
Uma das maiores dúvidas é a respeito das saias, do comprimento às nomenclaturas corretas, dentre outras coisas.
Resolvi trazer essa pauta para o blog e YouTube, dividirei em dois tópicos, hoje falaremos sobre os comprimentos das saias que existem no mercado atualmente, em breve falarei sobre  nomenclaturas e modelos.
A partir de hoje, teremos uma série aqui no nosso universo, sobre os mais diversos temas do mundo fashion e falaremos bastante sobre saias e outros itens de moda evangélica e moda em geral por aqui e no YouTube.

A  História da saia

Não se sabe ao certo quando foi criada, mas a primeira criação do homem para cobrir as pernas foi um pedaço de pele de animal, sobra de alguma caçada, que era amarrada na cintura, tendo a aparência de saia, isso aconteceu no período mesolítico, por volta de 3.000 a.C. temos o primeiro registro da peça, por meio de uma escultura suméria.
Por muito tempo o uso da saia era comum entre homens e mulheres, na época do Egito Antigo e do Império romano, usava-se saia e túnicas.
Com o passar dos tempos, novas descobertas, tecidos com mais tecnologias, botões que permitiram criar novos modelos para as mulheres, a revolução da moda começa e a saia passa a ser item diferencial e preferido pelas mulheres, chegando aos tempos atuais, como modelos, comprimentos e cortes diferenciados.
A saia passou a ser o símbolo feminino e também uma das peças mais importantes da moda evangélica, já que é muito usual na maioria das igrejas evangélicas que existem, por esse motivo é uma das  peças mais queridinhas do meu armário também.

Comprimento das saias

Para entendermos bem sobre o comprimento das saias, vamos iniciar essa série falando sobre a nomenclatura de cada comprimento de saia que existe atualmente, e em seguida as fotos com referências para ilustrar cada comprimento na prática.
Existem vários comprimentos e nomenclatura correta para cada um, o que gera as dúvidas que comentei no início dessa matéria.
Vamos conhecer os comprimentos das saias que temos no mercado da moda atualmente:



Saia comprimento micro

As saias de comprimento micro, como o nome já diz, são aquelas beeem curtinhas, que deixam as coxas à mostra.
Para ficar bem claro, separei alguns exemplos em fotos, mas quero que entendam que estamos falando apenas de comprimento nesse post, no próximo falaremos sobre modelagem ok?!


Geralmente, as saias micros são usadas em momentos informais, um passeio na praia, no parque ou até mesmo em uma balada ou encontro com amigos, mas em geral, para encontros informais e casuais, nunca em eventos formais.

Saia comprimento mini

Após o micro, temos o mini, que fica alguns centímetros abaixo, mas ainda assim podemos ver um bom pedaço das pernas acima do joelho à mostra.


O comprimento mini também é recomendado para momentos informais, notamos em alguns exemplos acima, mulheres com saias mini, porém de forma comportada, ou seja, em alguns momentos, se o código de vestimenta do trabalho permitir, pode-se até usar esse comprimento no ambiente de trabalho, mas lembrando sempre do bom censo, para que não seja ultrapassado alguns limites e você não passar a imagem de mulher vulgar.

Saia comprimento secretária

O comprimento secretária fica acima do joelho, as saias secretárias geralmente são em cortes mais ajustados e retos, mas como prometi anteriormente, falaremos de modelagem em uma outra postagem.
Vamos conferir alguns estilos usando saias secretárias.

As saias secretárias, como o próprio nome já diz, são modelos usados em geral no código de vestimenta do mercado de trabalho corporativo e empresarial, esse comprimento é o ideal. Muito usado entre as advogadas, inclusive.
Mas é claro que ganhou o coração de muitas mulheres que gostam de se vestir de forma mais clássica e elegante.

Saia comprimento chanel

O comprimento chanel não tem esse nome à toa, ele remete a grande grife que revolucionou o mercado de moda feminina por meio de sua criadora, a Coco Chanel, inclusive já deixo a dica para as amantes de moda que assistam ao filme "Coco antes de Chanel" que conta a História da vida dessa estilista tão amada e a frente do seu tempo.
O comprimento chanel é aquele logo abaixo do joelho, em geral essa modelagem é mais ajustada ao corpo também, uma variação do comprimento secretária, imprime muita elegância ao look.


Saia comprimento midi

Chegamos no comprimento de saia midi, que atualmente tem feito a cabeça de muitas mulheres cristãs e ganhou uma visibilidade muito grande.
Esse comprimento fica na altura da panturrilha, os modelos geralmente são mais soltos, com cortes que dê mais mobilidade ao caminhar, já que uma saia muito justa aqui não facilita muito o abrir das pernas para caminhar.



Saia comprimento longuete / maxi midi

É aqui que começam as confusões, muitas acham que todos os comprimentos abaixo do joelho são midi, não são, o correto é utilizar a nomenclatura correta para cada parte das pernas, na altura do tornozelo, o correto é longuete ou atualmente o maxi midi.


Saia comprimento longo

A saia longa não deixa dúvidas, basta estar na altura do peito do pé, a saia longa é amada por muitas e odiada por outras tantas, não há meio termo, ou você ama ou odeia, pelo menos é isso o que sinto mediante as mulheres que me seguem. E você? É do time das apaixonadas por saia longa ou não pode nem pensar na ideia? Me conta!


Já sabia a nomenclatura do comprimento das saias que existem atualmente? Essa matéria te ajudou de alguma maneira? Deixe seu comentário, se tiver alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui, peço a gentileza de me dizer também nos comentários. Esse espaço é todo seu!
Beijo

2 comentários:

  1. Você explica muito bem!!! Ficou bem claro!!! Eu sou amante da saia longa, midi, secretária e Chanel. Não vejo a hora de ler os próximos episódios dessa serie!!!

    ResponderExcluir

  2. Unknown15 de julho de 2020 13:26
    Ameiiii! Achei muito interessante conhecer mais sobre essa peça tão versátil!
    Arrasou!🥰

    Responder

    ResponderExcluir

UNIVERSO MA CHÉRIE
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL