Closet pequeno

21 agosto 2020

 Toda mulher sonha em ter um closet bem lindo para organizar seus pertences e ter aquele espaço para chamar de seu, no momento de se arrumar.

O closet precisa estar adequado ao seu ambiente, tamanho do quarto e quantidade de roupas e acessórios a serem organizados.

Para as inspirações de hoje, separei alguns armários compactos, feitos de forma bonita e muito bem planejada em tamanhos menores, com um design bem moderno e limpo.

Como planejar um closet?

O primeiro passo para um armário bem planejado é pensar na quantidade de coisas a serem guardadas, pense na sua necessidade real, veja a quantidade de cada item, priorize o que tem maior necessidade, por exemplo, se você tiver muitos vestidos, precisará de mais cabideiros, já se o caso for mais peças individuais como blusas, calças ou saias, precisará de calceiro e gavetas, após esse levantamento, ficará mais fácil planejar seu closet, para que ele atenda as suas necessidades e facilite a sua vida.
O mesmo vale para o marido, caso o closet seja para o casal. Geralmente, os homens ocupam menos espaço, mas é importante pensar nas necessidades deles também.
Após pensar nas roupas que irá armazenar no seu closet, ficará mais fácil saber se precisará de mais espaço para cabides ou gavetas, lembrando sempre em deixar alguns espaços abertos em forma de prateleiras para organizar blusas de lã por exemplo, que geralmente fazem volume e não são ideais para serem guardadas em gavetas.
Lembre-se de fazer o mesmo planejamento para os sapatos e acessórios, a sapateira deve ser bem planejada para acomodar desde botas, até rasteirinhas e chinelos.


Outro caso importante a se observar na hora de planejar seu closet é o espaço para a penteadeira, observe também se desejará ter portas, nas inspirações acima, os closets tem portas com espelhos, o que dá amplitude ao ambiente e ainda mantém as roupas protegidas.

Organizando os sapatos

Como falei acima, na hora de planejar o closet, é importante saber a sua real necessidade, é importante pensar em cada detalhe, um deles é a organização dos sapatos, para isso, opte por um cantinho especial para a sua sapateira, pensando em todos os sapatos que você tem, organizando desde botas até as sandálias rasteiras e sapatilhas.
Nas inspirações que separei, apesar dos espaços bem pequenos, a organização dos sapatos ficaram impecáveis.
Observe que na segunda inspiração da foto, o espaço para os sapatos possui porta, o que ajuda a conservar os sapatos e mantê-los afastados do pó e luzes que possam danificá-los.

Closet no quarto do casal

Como estamos falando sobre closet pequeno, não podia deixar de falar sobre o espaço a ser organizado para o closet.
O closet no quarto do casal pode ser planejado com uma simples divisão de ambientes, caso queira deixar com um toque especial, a ideia é usar o drywall, uma técnica muito usada atualmente, podendo usar um espaço bem pequeno e manter o quarto do casal com um ambiente agradável e menos sobrecarregado por móveis.
O drywall pode ser revestido por gesso, na foto com inspirações eu separei um modelo em madeira também, que fica como cabeceira da cama do casal, para entendermos melhor como funciona é melhor observar a imagem:


Nas inspirações acima, podemos observar a divisão de ambientes com revestimento em madeira, embutido no teto de gesso, como disse, a parede serve como cabeceira para a cama, mas ficaria muito legal se fosse utilizado como painel para a TV também.
Na foto central, dá para ter a noção da divisão de ambientes de uma forma prática, o closet fica bem organizado e como falei, o quarto do casal fica limpo, com menos móveis.
Na terceira foto conseguimos ter a noção de como fica bem organizado o closet, apesar do espaço reduzido. 

Aproveitando os cantos para o closet pequeno

Outro detalhe importante na hora de planejar o closet, quando se tem pouco espaço é pensar em aproveitar todos os espaços disponíveis.
Nas inspirações abaixo, vamos observar como foram bem aproveitados os cantos das paredes do closet pequeno, nesse closet da foto inspiração, o canto foi aproveitado para organizar os sapatos.


Por falar em aproveitar cantos e todos os espaços, observem que na parte de cima, há espaços vagos, pense naqueles objetos que você usa pouco, como por exemplo as malas.
Observe que closet não é feito para organizar roupas de cama e banho, pense num local apropriado para organizar essa parte, se não tiver outro local, não esqueça de pensar nesse detalhe.

Closet com espelho centralizado

Outro detalhe muito importante a se pensar quando planejar seu closet é o local para se trocar, pense no espelho, nas inspirações abaixo, separei dois closets com o espelho centralizado, nesse caso, o closet não possui penteadeira, observe como foi planejado com gavetas e prateleiras nas duas extremidades.



Cabide e prateleiras no closet pequeno

Conforme falado no início da matéria, um detalhe importante a se pensar na hora de planejar seu closet é na quantidade de coisas a organizar.
Vale a pena pensar se terá necessidade de mais cabides ou prateleiras para guardar suas roupas, lembrando da importância das gavetas para armazenar roupas íntimas, camisetas dentre outra coisas.
Gostei de duas inspirações bem legais para pensar nessa organização. Olha como fica:


Observem como as necessidades mudam, separe o quanto será necessário ter espaço para cabides, lembrando que calças e saias podem ser armazenados em cabides, bem como vestidos.
Caso você tenha muitos vestidos longos, de festa, que devem ficar pendurados, lembre-se de pensar num espaço para cabideiro com uma altura maior, para armazená-los.
Caso você tenha blusas, casacos de inverno, opte pelas prateleiras, já que esse tipo de peça precisa ser guardada dobrada e ocupam muito espaço.

E aí? Já tem um closet para chamar de seu, ou sonha com um? Me conta nos comentários.
Beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UNIVERSO MA CHÉRIE
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL