Cronograma Capilar - Tudo o que você precisa saber

Você tem dúvidas de como montar um cronograma capilar?
O que é, para que serve? Hoje vou compartilhar com vocês o que tem funcionado para mim  nessa matéria cheia de boas dicas para que você consiga entender qual a necessidade do seu cabelo e como montar um cronograma capilar.
Se você tem preguiça de ler e prefere ir direto ao vídeo, tudo bem, aperte o  play e assista em HD pelo YouTube.


Eu senti na pele, ou melhor, nos cabelos, a necessidade de iniciar um cronograma capilar, decidi que não quero mais pintá-lo, no meu caso, fazer retoques de raiz por conta dos fios brancos, insistentes que brotam a cada novo mês, mas fazer o que? Faz parte da beleza da vida que é envelhecer.
Não sei por quanto tempo vou conseguir deixar a tintura de lado, nesse momento é essa a minha tentativa, a de deixar os cabelos mais naturais e saudáveis que eu puder.

Quero ainda deixá-lo crescer, iniciei também meu projeto Rapunzel, onde ficarei sem cortar os cabelos até que eles cresçam, como meu cabelo está repicado a tentação será grande, mas farei cortes a cada seis meses  para eliminar as pontas mortas e também para que os fios se igualem.
Já estou na terceira semana do meu cronograma capilar e tenho notado uma grande diferença em meus cabelos, estão muito brilhantes, já sinto a maciez e ele está mais encorpado, sem aquelas pontas murchas típicas de cabelos ressecados e quimicamente tratados. Acho que já dá para perceber o cabelo mais saudável na foto abaixo:

Quais as etapas de um Cronograma Capilar

Um cronograma capilar nada mais é do que uma agenda, um calendário de cuidados com os seus cabelos, quando você organiza fica mais difícil de furar ou esquecer, portanto o cronograma capilar é indispensável para quem quer manter os cuidados com os cabelos em casa.
É importante que você entenda que o cronograma capilar deve ser seguido durante toda a sua vida, isso fará com que seu cabelo esteja sempre saudável, mesmo um cabelo saudável necessita de cuidados, por isso vá observando quais as necessidades do seu cabelo e quando ele já tiver com aspecto de saúde, diminua a quantidade de procedimentos.

O cronograma capilar é composto de três etapas: Hidratação, Nutrição/Umectação e Reconstrução.
A hidratação é a reposição de água dos fios, você deve ingerir água nas quantidades recomendadas e manter uma alimentação equilibrada, o básico e necessário para manter cabelos e pele sempre saudáveis.
A nutrição é a reposição de vitaminas aos fios, opte por máscaras que contenham vitaminas, óleos vegetais e manteigas em sua composição. A umectação é feita com o uso de óleos diretamente nos fios, óleos vegetais que são aceitos no cronograma capilar: óleo de amêndoas doces, óleo de rícino, óleo de semente de uva, óleo de coco, azeite extravirgem. Na etapa nutrição/umectação você pode aplicar o óleo de sua preferência diretamente nos fios e deixar agir durante a noite ou por no mínimo duas horas e depois lavar os cabelos e aplicar uma máscara hidratante e fazer a hidratação, após o tempo recomendado pelo fabricante, retirar a máscara e aplicar o condicionador de sua preferência e finalizar como de costume.
A reconstrução é a reposição de queratina nos fios, use máscaras que possuam queratina em sua composição e outra ótima opção são as queratinas líquidas que podem ser aplicadas diretamente nos fios, antes da aplicação da máscara ou adicionadas à máscara para potencializar os resultados.

Cronograma capilar - Como montar o seu?

O primeiro passo para montar o cronograma ideal para você é entender quais as necessidades do seu cabelo.
Tente observar qual a situação atual dele, se está danificado, muito danificado ou se é um cabelo saudável/virgem.
Se o seu cabelo é "virgem", ou seja, nunca passou por nenhuma transformação, tintura ou qualquer outra química, o ideal é que você faça hidratações semanais. Uma vez na semana já está ótimo, você pode fazer uma nutrição/umectação e uma reconstrução no mês.
Sendo assim, você pode montar um cronograma capilar com duas hidratações, uma nutrição/umectação e uma reconstrução.
Se o seu cabelo está danificado, com aspecto poroso, sem vida, fino e sem brilho por conta de transformações, luzes, tinturas entre outra químicas, você deve montar um cronograma capilar mais intenso, como é o meu caso, escolha dois dias na semana para cuidar dos cabelos, no meu caso, escolhi terça e sábado. 
Nas terças eu faço hidratações, nos sábados nutrição/umectação e reconstrução capilar, meu cronograma capilar ficou assim: 
 Agora se o seu cabelo estiver extremamente danificado, você pode acrescentar mais uma hidratação em outro dia da semana, lembrando sempre de dar um intervalo de 48h entre cada uma.
Veja abaixo um exemplo de cronograma capilar para cabelos bem danificados:
Se o seu cabelo estiver elástico, com aquele efeito sanfona, faça um teste com um fio de cabelo, puxe-o sem quebrá-lo e solte, se ele voltar todo em espiral ele está precisando de reposição de queratina e colágeno, portanto se esse for o seu caso, coloque mais uma reconstrução no seu cronograma capilar, intercale com as nutrições. Lembrando que as imagens acima são apenas exemplos, monte seu cronograma capilar de acordo com as necessidades do seu cabelo!

Conforme seu cabelo for melhorando e ficando saudável vá diminuindo as quantidades de procedimentos, tente não usar secador e chapinha, deixe o cabelo secar naturalmente, você vai notar a melhora a cada semana, é trabalhoso mas o resultado é incrível!
No próximo post vou indicar os produtos que tenho usado e gostado ;)

Um comentário:

  1. Oiii Dalli,
    Adoro fazer cronograma capilar, já segui algumas vezes e deu super certo. No momento, ano meio relapsa com minhas madeixas, mas vou correr atrás do prejuízo, rs.

    Bjinhooo

    ResponderExcluir